Páginas

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Voto - Um Direito Político

O texto constitucional, no capítulo dos direitos políticos, afirma que a soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos.

O voto é obrigatório para os maiores de dezoito anos e facultativo para os analfabetos, os maiores de setenta anos e os maiores de dezesseis e menores de dezoito anos.

O voto é, portanto, um direito e ao mesmo tempo uma obrigação.

Votar, segundo Buarque de Holanda, é manifestar por voto o que sente ou pensa; dar o seu voto (a favor ou contra alguém ou algo).

Esse substantivo, voto, que traduz a ação de votar, é de grande importância para o cidadão consciente de seus deveres cívicos.

Numa democracia o voto é uma força, força que pode mudar o destino político de um povo.

Como, então, utilizar bem essa força para eleger os nossos governantes?

É fundamental que o eleitor, aquele que tem direito de eleger pelo voto seu representante, pense antes de votar [...]

Autor: MARCO AURÉLIO BICALHO DE ABREU CHAGAS 
Disponível: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/artigos/voto-um-direito-politico.php
Último acesso em: 30/09/10 


________________________________________________________________________
 Jovem Cidadão Brasileiro nas Eleições 2010.

SED promove palestra sobre as eleições
 Palestra mostra qual a diferença de votar na legenda e no partido, a importância do voto consciente.
 
A Prefeitura Municipal de Pomerode por meio da Secretaria de Educação e Formação Empreendedora (SED) em parceria com o Cartório Eleitoral está realizando palestras educacionais nas escolas Estaduais de Pomerode para alunos do Ensino Médio. A ideia surgiu da Secretaria, por meio da Diretora de Educação Básica e do diretor da EEM Erwin C. Teichmann.

O ministrante é o chefe de Cartório, Fernando Torres, que informa que o perfil a se atingir são jovens de 16 e 17 anos. “Queremos mostrar a eles que só com o título, eles podem participar na democracia e ser cidadão. Devemos mostrar como um voto faz a diferença, como os partidos ganharam força e a atribuição de cada cargo eletivo.”

Torres argumenta que existe muito mais eleitores com idade superior ou mais de 70 anos do que jovens com 16 e 17 anos. “No Brasil, somente 0,6% dos jovens com 16 anos votam e 1% são jovens de 17 anos. Porém, 2,3% da população que vota, tem mais de 79 anos. Isso mostra o desinteresse dos adolescentes que não possuem a obrigatoriedade de votar”, explica.

Em Pomerode, o chefe de Cartório coloca que no total, são 0,5% dos jovens que votam aos 16 anos e 0,6%, os que votam aos 17 anos. Os idosos com mais de 79 anos fecham um percentual de 2,2%.

“Esta ação é muito importante para que os jovens percebam a responsabilidade que eles têm nas mãos. É uma maneira legal de protestar”, frisa o diretor . A diretoraressalta que  “a participação do jovem nas decisões políticas locais, estaduais e nacionais é de suma importância para que tenhamos um estado de direito”. 

Fonte: http://www.pomerode.sc.gov.br/principal.php?pg=2546 Último acesso: 30/09/10

Veja o vídeo com algumas fotos durante  a palestra:

Nenhum comentário:

Postar um comentário